segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Todo mundo tem seus hábitos, crenças e rituais de ano novo. Aqui no Brasil, uns comem lentilha em pé, outros pulam sete ondas no mar, alguns guardam doze sementes de uva na carteira, uma para cada mês do novo ano ser farto e próspero.

Mas uma pesquisa realizada pela rede social Badoo perguntou para 7.200 usuários em 18 países qual seria o costume mais estranho para se celebrar o Ano Novo, e também qual seria o mais divertido. 

A tradição chilena foi eleita como a mais estranha, superando: tentar ouvir animais falando (Romênia); bater um pão nas paredes para espantar maus espíritos (Irlanda) e jogar móveis para fora da janela (África do Sul).

moradores de Talca, no Chile, gostam de celebrar a virada do ano no cemitério, em companhia dos seus parentes falecidos. Esse costume foi eleito o mais estranho do mundo para o Ano Novo, de acordo com recente pesquisa realizada pelo Badoo, a maior rede social para conhecer novas pessoas.

O costume de Talca, de encontrar-se no cemitério municipal na véspera de Ano Novo, começou quando uma família invadiu o local na última noite do ano, para ficar perto de seu falecido patriarca. Desde 1995, tem sido uma tradição: o prefeito da cidade agora abre os portões do cemitério cerca de onze da noite, na véspera do Ano Novo, após o término da missa, e milhares de moradores se reúnem para celebrar com os parentes e amigos mortos. O local é iluminado com velas, enquanto uma música clássica é tocada.

Essa tradição de Talca, no entanto, também reflete um costume latino-americano de se lembrar dos mortos no Dia de Finados, normalmente no início de novembro. "Não é um momento triste, mas uma maneira maravilhosa e alegre para as famílias se reunirem e preservarem a memória dos entes queridos que já faleceram", diz Maria Andrade, editora do site www.dayofthedead.com e autora do livro "Dia dos Mortos: Uma paixão pela Vida". "A crença de que a alma volta a cada ano, para ser homenageada pelos parentes, é um legado das civilizações pré-hispânicas que acreditavam na vida depois da morte", completa Andrade. A tradição tem muitas variações locais em toda a América Latina. Em Talca, a véspera de Ano Novo é considerada um momento particularmente bom para honrar os espíritos dos mortos.

Se por um lado a eleição do mais estranho costume foi para a reunião no cemitério de Talca, a escolha da celebração de Ano Novo "mais divertida" foi para uma tradição de Veneza, na Itália: nessa cidade, os foliões reunidos na Praça de São Marcos criaram um costume de tocar os lábios na véspera da virada do ano, para realizar o maior beijo em massa do mundo. O que começou como um evento organizado, depois evoluiu para um costume mais informal.


Outras curiosidades no Ano Novo

Em segundo lugar na pesquisa do Badoo para o costume mais estranho de Ano Novo, ficou o ritual romeno, praticado principalmente pelos agricultores, de tentar ouvir os animais falarem. Se a pessoa tem sucesso é um mau presságio, mas se ela falhar, é um bom sinal. Já o terceiro lugar foi para o costume irlandês de bater o pão de Natal nas paredes e portas da casa à meia-noite, a fim de dissipar os maus espíritos e a má sorte que elas trazem.

Ocupando o quarto lugar na pesquisa, ficou a tradição de arremessar móveis pela janela. Ele é praticado com mais entusiasmo no distrito de Hillsboro de Joanesburgo, África do Sul, onde os moradores dão as boas-vindas ao Ano Novo arremessando de tudo na rua, desde micro-ondas antigos até camas inteiras, muitas vezes de edifícios altos, fazendo com que a polícia local tome precauções de segurança. A tradição também é observada em partes do sul da Itália, onde os moradores não querem ficar com velharias para o próximo ano e assim defenestram esses objetos indesejados.

O quinto lugar foi para o costume siberiano de cortar um buraco no gelo que cobre o Lago Baikal e mergulhar nele enquanto se carrega uma árvore (nota: apenas mergulhadores profissionais podem participar). Em seguida, no sexto lugar do ranking, ficou a cidade americana de Brasstown, Carolina do Norte, onde um gambá em uma caixa transparente é abaixado sobre uma multidão ruidosa. Isso faz com que Brasstown seja reconhecida como "a capital mundial dos gambás".


Mas, afinal, qual costume para celebrar o Ano Novo é o mais estranho?


1. Reunir-se em um cemitério para ficar com parentes mortos (Talca, Chile)

2. Tentar ouvir animais falando, e se você falhar, é sinal de boa sorte (Romênia)

3. Bater com um pão nas paredes para espantar maus espíritos (Irlanda)

4. Jogar móveis para fora da janela (Joanesburgo, África do Sul)

5. Mergulhar em um lago congelado, carregando uma árvore (Sibéria)

6. A "queda do gambá": descer um gambá, dentro de uma gaiola, no meio de uma multidão barulhenta (Carolina do Norte, EUA)

7. Uma briga entre os vizinhos para resolver disputas antigas (Peru)

8. Desfilar na rua, enquanto balança bolas de fogo sobre a sua cabeça (Escócia)

9. Assistir uma velha comédia britânica de TV sobre um jantar solitário (Alemanha)

10. Uma grande luta na água, de três dias, com balões de água e baldes (Tailândia)


E qual costume para celebrar o Ano Novo é o mais divertido?


1. Um beijo em massa em uma praça de Veneza (Itália)

2. Vestir roupas íntimas de cor vermelha para dar sorte (Espanha, Itália e México)

3. Uma grande luta na água, de três dias, com balões de água e baldes (Tailândia)

4. Jogar móveis para fora da janela (Joanesburgo, África do Sul)

5. Uma briga entre os vizinhos para resolver disputas antigas (Peru)

O Badoo entrevistou pela internet 7.200 usuários em 18 países - 400 por país - em novembro e dezembro de 2013. Os 18 países pesquisados foram EUA, Reino Unido, Canadá, Brasil, Argentina, Alemanha, França, Itália, Espanha, Turquia, Suíça, Suécia, Holanda, Bélgica, Áustria, República Tcheca, Rússia e Polônia.

0 comentários:

Postar um comentário